A sua influência cultural.
As culturas distintas possuem diferentes significados para
determinadas cores.
O vermelho é designado como a cor do, o que naturalmente provoca uma reacção de atenção nos indivíduos. O luto é um exemplo para diferenciarmos a forma como cada país sangue tal momento. Nas várias artes, como por exemplo a pintura, a escultura, a arquitetura, a moda, a cerâmica, as artes gráficas, a fotografia, o cinema, o espetáculo, etc, a cor está sempre presente e gera emoções e sensações.
A cor transmite um sentido de vida e atrai o ser humano com
determinadas harmonias de acordo especialmente com factores de civilização, a
evolução do gosto e especialmente pelas suas influências. Através da teoria da cor, ficamos a conhecer as várias gamas
cromáticas da sua aplicação e experimentação práticas, o que implicará ser
aplicados conhecimentos que lhe permitirão descobrir e explorar por si mesmo o
mundo das cores.
VERMELHO
Domina todas as cores. Trata-se de uma cor poderosa. Força, resistência, coragem, firmeza, sexualidade e saúde são atributos do vermelho. É a cor das pessoas sociáveis, passionais e gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório, favorece a libertação dos hormônios e estimula a atividade sexual. Também é considerada muito auspiciosa, pois, na tradicional cultura chinesa, associa-se à sorte, felicidade e fama, qualidades ligadas ao elemento fogo. Atrai a atenção masculina, é excitante. Cor do fogo e do sangue, faz com que desviemos a atenção de nós mesmos para o mundo. É usado no Feng Shui, nas áreas do sucesso e do relacionamento.
Como usar: para aquecer, alegrar e atrair a atenção. Vista roupas ou acessórios vermelhos para aumentar seu magnetismo e poder de liderança. Evite o vermelho puro em quartos e salas de espera. Coloque detalhes dessa cor em ambientes onde se queira estimular os lucros e sucesso.
LARANJA
Mistura de vermelho e do amarelo, tem as vibrações características dessas duas cores: poder e alegria. Cor da luxuria e do prazer, que atrai pessoas vistosas e que apreciam uma intensa vida social. O laranja é a cor da juventude, da força, do destemor, da curiosidade, estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul. É uma cor sociável, que estimula otimismo, expansão, equilíbrio emocional e ambiente para a comunicação. Em tonalidades mais suaves, como o pêssego (rosa, amarelo e branco) representa atração e amor. Esse matiz favorece muito as pessoas solteiras, porque é uma cor que atrai.
Como usar: em espaços de criação, escritórios, cozinhas e salas de jantar.
AMARELO
É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Uma forte tendência para essa cor revela pessoas que estão sempre em busca de novidade e auto-satisfação. Também é uma cor muito usada por pessoas perspicazes e brilhantes, com boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor. É uma tonalidade que motiva, atrai progresso, simpatia, estabilidade, lealdade e alegria. Associado ao verão e aos tons dourados produzidos pelo Sol, o amarelo, usado num ambiente, estimula a comunicação, o bom humor e a socialização. Em salas de refeições estimula o apetite.
Como usar: boa cor para utilizar em ambientes religiosos e locais de criação intelectual.
PÚRPURA e ROXO
É uma mescla de vermelho e azul. Quando essa tonalidade apresenta mais pigmentos vermelhos do que azuis, é conhecido como púrpura. Quando tem mais pigmentos azuis que vermelhos, é conhecido como roxo. De qualquer forma, é um tom que indica nobreza, poder, autoridade. Certamente não é uma cor fácil de conviver em grandes quantidades, para além de que é preciso uma forte personalidade para a "sustentar". Se prefere entre as cores o púrpura ou o roxo, talvez tenha a mania da grandeza ou talvez seja mesmo grande!
Como usar: serve para marcar locais de poder - mas basta estofar uma cadeira ou uma almofada com essa cor, pois é muito poderosa e marcante. Para a utilizar em ambientes maiores, é melhor diluir a cor, até atingir tonalidades mais suaves como o lilás.
VIOLETA
O violeta é o purificador ideal, ele limpa as idéias. É estimulante para a natureza intuitiva (espiritual). O efeito do violeta é grandiosamente inspirador, sendo percebido nos grandes trabalhos de artes, música, poesia, pintura, etc., pois é um estimulante dos mais altos ideais humanos.
Como usar: em quartos de meditação, nas suas tonalidades mais suaves, ou em detalhes de decoração.
VERDE
Está entre o amarelo e o azul, no centro do espectro. Significa o equilíbrio entre as cores quentes e extrovertidas do espectro vermelho, laranja e amarelo e as cores frias e introvertidas do espectro azul, roxo e violeta. É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza a esperança, a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. O verde acalma e ajuda a curar corações partidos. Em exagero, pode provocar raiva, inveja e imaturidade. É geralmente apreciado pelas pessoas gentis e sinceras. Podem ser pessoas discretas, modestas e pacientes.
Domina todas as cores. Trata-se de uma cor poderosa. Força, resistência, coragem, firmeza, sexualidade e saúde são atributos do vermelho. É a cor das pessoas sociáveis, passionais e gentis. Aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, aumenta o ritmo respiratório, favorece a libertação dos hormônios e estimula a atividade sexual. Também é considerada muito auspiciosa, pois, na tradicional cultura chinesa, associa-se à sorte, felicidade e fama, qualidades ligadas ao elemento fogo. Atrai a atenção masculina, é excitante. Cor do fogo e do sangue, faz com que desviemos a atenção de nós mesmos para o mundo. É usado no Feng Shui, nas áreas do sucesso e do relacionamento.
Como usar: para aquecer, alegrar e atrair a atenção. Vista roupas ou acessórios vermelhos para aumentar seu magnetismo e poder de liderança. Evite o vermelho puro em quartos e salas de espera. Coloque detalhes dessa cor em ambientes onde se queira estimular os lucros e sucesso.
LARANJA
Mistura de vermelho e do amarelo, tem as vibrações características dessas duas cores: poder e alegria. Cor da luxuria e do prazer, que atrai pessoas vistosas e que apreciam uma intensa vida social. O laranja é a cor da juventude, da força, do destemor, da curiosidade, estimula as cores frias e sua cor complementar é o azul. É uma cor sociável, que estimula otimismo, expansão, equilíbrio emocional e ambiente para a comunicação. Em tonalidades mais suaves, como o pêssego (rosa, amarelo e branco) representa atração e amor. Esse matiz favorece muito as pessoas solteiras, porque é uma cor que atrai.
Como usar: em espaços de criação, escritórios, cozinhas e salas de jantar.
AMARELO
É a cor da felicidade, da sabedoria e da imaginação. Uma forte tendência para essa cor revela pessoas que estão sempre em busca de novidade e auto-satisfação. Também é uma cor muito usada por pessoas perspicazes e brilhantes, com boa cabeça para os negócios e um forte senso de humor. É uma tonalidade que motiva, atrai progresso, simpatia, estabilidade, lealdade e alegria. Associado ao verão e aos tons dourados produzidos pelo Sol, o amarelo, usado num ambiente, estimula a comunicação, o bom humor e a socialização. Em salas de refeições estimula o apetite.
Como usar: boa cor para utilizar em ambientes religiosos e locais de criação intelectual.
PÚRPURA e ROXO
É uma mescla de vermelho e azul. Quando essa tonalidade apresenta mais pigmentos vermelhos do que azuis, é conhecido como púrpura. Quando tem mais pigmentos azuis que vermelhos, é conhecido como roxo. De qualquer forma, é um tom que indica nobreza, poder, autoridade. Certamente não é uma cor fácil de conviver em grandes quantidades, para além de que é preciso uma forte personalidade para a "sustentar". Se prefere entre as cores o púrpura ou o roxo, talvez tenha a mania da grandeza ou talvez seja mesmo grande!
Como usar: serve para marcar locais de poder - mas basta estofar uma cadeira ou uma almofada com essa cor, pois é muito poderosa e marcante. Para a utilizar em ambientes maiores, é melhor diluir a cor, até atingir tonalidades mais suaves como o lilás.
VIOLETA
O violeta é o purificador ideal, ele limpa as idéias. É estimulante para a natureza intuitiva (espiritual). O efeito do violeta é grandiosamente inspirador, sendo percebido nos grandes trabalhos de artes, música, poesia, pintura, etc., pois é um estimulante dos mais altos ideais humanos.
Como usar: em quartos de meditação, nas suas tonalidades mais suaves, ou em detalhes de decoração.
VERDE
Está entre o amarelo e o azul, no centro do espectro. Significa o equilíbrio entre as cores quentes e extrovertidas do espectro vermelho, laranja e amarelo e as cores frias e introvertidas do espectro azul, roxo e violeta. É a cor da harmonia e do equilíbrio. Simboliza a esperança, a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. O verde acalma e ajuda a curar corações partidos. Em exagero, pode provocar raiva, inveja e imaturidade. É geralmente apreciado pelas pessoas gentis e sinceras. Podem ser pessoas discretas, modestas e pacientes.
Como usar: ótimo para quartos e casas de banho. Evite o verde puro perto de pacientes com câncer, pois ele estimula o crescimento das células.
A cor na publicidade
A maior fonte de luz da natureza é o
sol; sem luz não há vida, não há cores; as cores se formam quando a luz é
decomposta dividindo-se em vários feixes luminosos. Sendo a cor um aspecto físico da natureza, a cor de um
material é determinado pelos comprimentos de onda dos raios luminosos que as
suas moléculas constituintes refletem.
Considerando
as cores como luz, a cor branca resulta da superposição de todas as cores,
enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em
todas as cores (o espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta
decomposição origina um arco-íris.
Aplicação
das cores na Publicidade
Conforme
a frequência, as cores causam estímulos diferentes e podem ser divididas em
cores quentes ou frias.
As cores mais
suaves e discretas possuem um comprimento de onda mais curto e rapidamente mexe com os nossos sentidos mais elevados, os espirituais. São cores que acalmam a
circulação do sangue esfriando assim a temperatura do corpo.
Estas são as
chamadas cores frias.
Já as
cores quentes, que são cores que chamam mais a atenção, ficam mais em
evidência, isto é, tem um alto poder de penetração. São cores com uma onda de
frequência mais longa e lenta que envolvem os sentidos instintivos-materiais.
Elementos
da psicologia da cor.
Psicologia das
cores.
A escolha das cores é
fundamental para uma boa harmonia dos elementos de um site. Ela pode enfatizar
textos, imagens e caracterizar especialmente os elementos da página. A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a
atividade muscular, mental e nervosa. A combinação das cores afeta o
psicológico e pode tornar um ponto importante no interesse do público em seu
site.
As cores e
os efeitos psicológicos.
Sensações visuais + significado:
- Branco – pureza
- Preto – negativo
- Cinza – tristeza
- Vermelho – calor, dinamismo
- Rosa – graça, ternura
- Azul – pureza, fé
Sensações
Acromáticas
Branco: inocência, paz, divindade, calma,
harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne,
lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.
Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza,
seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado
com outras cores.
Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição
intermediária entre luz e sombra.
Sensações Cromáticas
Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher,
conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, ação,
agressividade, perigo, dinamismo, baixeza, energia, revolta, calor, violência.
Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade,
tentação, senso de humor. Flamejar do fogo.
Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores
grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.
Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde
(medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.
Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz,
serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem,
verdade, advertência.
Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja,
justiça, misticismo, delicadeza, calma.
Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono,
doença, desconforto, pesar, vigor.
Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima.
Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afetividade, miséria,
calma, violência, agressão, poder sonífero.
Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo,
excetabilidade, dominação.
A escolha da cor sofre influência da
moda, das tendências e da decisão do designer.
Harmonia e
Contraste
Espaços em branco podem ser definidos
como áreas que não contenham textos, imagens ou qualquer outro elemento
gráfico. Saber balancear o conteúdo e o espaço em branco num site é a chave
para manter a harmonia dos elementos dentro da página e prender a atenção do
usuário.
Em geral as cores claras e quentes
elevam e expandem, por isso, no passado era comum casas com o teto pintado de
azul e paredes amarelas, a sensação que passava era de mais espaço. Por
exemplo, nunca se deve pintar um teto de preto ou roxo, essas cores passariam a
sensação de opressão e clausura.
Visibilidade
Amarelo e Azul são as cores que melhor se lê á distância, o contraste preto-amarelo vê se desde longe, no contraste preto-branco têm um valor
neutro, o contraste de vermelho-verde é o que menos se
percebe.
Noção de quadricromia
O termo Quadricromia refere-se comumente ao processo de impressão que emprega o
sistema CMYK para reproduzir uma gama variada de cores a partir de quatro cores
básicas. Teoricamente
falando, os pigmentos ciano, magenta e amarelo seriam suficientes para produzir
toda a gama cromática esperada. Na prática, porém, por peculiaridades químicas
e físicas dos pigmentos, o preto deve ser agregado ao sistema para que a
mistura das outras três produza um tom preto puro ou para que a tinta não
sature o suporte de impressão nos tons mais escuros.
Meio-tom
As cores usadas na impressão são semi-transparentes, de modo que a sobreposição do ciano e do amarelo, produzam o verde, por exemplo. Entretanto, para a variar a quantidade de tinta transferida para o papel é necessário um recurso denominado meio tom.
Meio tom é a transformação das massas de cores em malhas de minúsculos pontos correspondentes a cada uma das quatro cores. Sem estes pontos, cada cor primária seria apresentada como uma massa densa e uniforme de cor.
Meio tom é a transformação das massas de cores em malhas de minúsculos pontos correspondentes a cada uma das quatro cores. Sem estes pontos, cada cor primária seria apresentada como uma massa densa e uniforme de cor.
Lineatura
Originalmente, as telas de meio-tom eram produzidas através de linhas
paralelas marcadas em duas lâminas de vidro, coladas em ângulo reto. Cada cor
então atravessava essas lâminas, produzindo uma imagem em alto contraste de
pontos que variavam de tamanho de acordo com a maior ou menor incidência de luz
proporcionada pela imagem original.
Ganho de ponto
A medida de quanto um ponto de tinta se espalha e aumenta em
função das características do papel é denominada ganho de ponto. É uma
ocorrência que deve ser levada em consideração durante o preparo das retículas de
impressão. O ganho de ponto é maior quanto mais absorvente for o papel.
LINK.
LINK.
Círculo cromáticas
A cor é
relacionada com os diferentes comprimento de onda do espectro
eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do
visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação
que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão. Considerando as cores como luz, a cor branca resulta
da sobreposição de todas as cores primárias (verde, azul e vermelho), enquanto
o preto é a
ausência de luz. Uma luz branca pode ser decomposta em todas as cores (o
espectro) por meio de um prisma. Na natureza, esta decomposição origina um arco-íris.
As cores primárias de luz são as mesmas
secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de
pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma
proporção, geram o seguinte resultado:
§
Magenta +
amarelo = vermelho
§
Amarelo + ciano
= verde
§
Ciano + magenta
= azul-cobalto
Focos de luz primária combinados dois a
dois geram o seguinte resultado:
§ Azul-cobalto + vermelho = magenta
§ Vermelho + verde = amarela
§ Verde + azul-cobalto = ciano.
LINK.
4. Equipamentos de Iluminação.
A técnica de iluminação
deve ser um instrumento totalmente sob o controle do fotógrafo, por isso se
transforma em um recurso criativo, e não em uma parede para a nossa
criatividade.
Toda esta informação
pode ser rendimento ao nosso controle:
Aplicar técnicas de iluminação de forma
inteligente, podemos trabalhar conscientemente os volumes, as linhas, as
texturas ou a leveza escuridão, contrastes, e moldar a maioria dos fatores que
irá modificar a expressão final de um rosto.
LINK.
LINK.
Tipos de projetores.
Existem
vários tipos de projetores, mas vou dar só exemplos de alguns:
PC;
Fresnel;
Recorte;
Codas
ou iodines;
Par;
Folowspot
ou seguidor;
Recorte com lira robotizada;
Sombrinha;
Reflector
parabólico;
Colméia;
Barn-door;
Snoot.
PC
Essa lente permite criar focos redondos, sobrepostos, originando a luz geral ou conta a luz. Este projetor possui um carrinho onde fica localizada a lâmpada que desliza para frente ou para trás permitindo que o foco aumente e diminua o tamanho.
Essa lente permite criar focos redondos, sobrepostos, originando a luz geral ou conta a luz. Este projetor possui um carrinho onde fica localizada a lâmpada que desliza para frente ou para trás permitindo que o foco aumente e diminua o tamanho.
- Fresnel
A luz emitida por estes projectores não permite focos tão definidos como o PC mas sim uma luz difusa e encher com fumo. As sombras não são tão duras, e são usados também nos cinemas e na televisão.
A luz emitida por estes projectores não permite focos tão definidos como o PC mas sim uma luz difusa e encher com fumo. As sombras não são tão duras, e são usados também nos cinemas e na televisão.
Esse projector tem duas lentes e bastantes recursos. Com essas duas lentes, este consegue uma definição melhor de foco e podemos
desfocá-lo até ficar próximo do efeito que queremos. Possui quatro facas de corte, acessório que é utilizado para recortar o foco.
Podemos deixá-lo quadrado, rectangular, triangular, etc, de acordo
com a imaginação e com a nossa satisfação/necessidade.
- Codas ou iodices.
Estes projectores normalmente são utilizados para iluminar grandes áreas,
como por exemplo: jardins ou campos de futebol.
Estes projectores também possuem um papel importante no teatro, pois servem
para fazer luzes de ciclo rama, ou seja, para criar ambientes de cores
diferentes durante o espectáculo e consoante a dramaturgia e a encenação da
peça.
- Par
O Par 64 é o mais usado em teatro e também muito usado em espectáculos
musicais. Conforme a lente que fica ligada junto à lâmpada e ao espelho, o foco pode ser maior ou menor.
Para fazer este foco aumentar ou diminuir, existem vários tipos de lâmpada
como por exemplo: cp 60 fechado, cp 61 aberto, cp 62 aberto e cp 64 muito
aberto.
Este projetor possui basicamente as mesmas características de um
Recorte, mas possuem uma particularidade, o Folowspot encontra-se em cima de um
tripé próprio que fica em qualquer lugar do teatro e serve para seguir as
movimentações de um actor em cena.
Estes projectores têm ainda 5 cores disponíveis, que o operador pode mudar
de acordo como as indicações que tiver do encenador ou do desenhador da luz do espetáculo.
- Projetor recorte com lira robotizada
A lira é a peça
que está a segurar o projector e que pode rodar para esquerda ou para a
direita, subir ou descer, regular a abertura da focagem, isso tudo com o
técnico sentado na cadeira de um teatro, e com um dispositivo para os afinar à
distância. Estes projectores chamam-se robo’s, precisamente porque fazem tudo o que for
necessário em termos de afinação, como por exemplo: posição, focagem, mudança
de cor, etc.
Estes projectores permitem um trabalho não só muito mais cómodo, como mais
eficiente, dado que o tempo que demora afinar um espectáculo com este tipo de
projector é incomparavelmente menor.
Refletores, Difusores, Filtros, Acessórios.
Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das
vezes montadas em anéis rosqueáveis na objetiva, ou em anéis elásticos para
montar no cilindro liso da objetiva. Filtros circulares são mais comuns, mas
uma gama de filtros mais ampla, de dezenas de filtros, é disponibilizada em
formato quadrado, para serem encaixados em magazines de porta-filtros
"universais".
REFLETORES
Um refletor é um dispositivo ou superfície que reflete luz de volta para sua fonte, com uma dispersão mínima de luz. Um electromagnética frente de onda é reflectida de volta ao longo de um vector que é paralelo ao mas opostas em direção a partir da fonte da onda. O dispositivo ou superfície do ângulo de incidência é maior do que zero. Isto é diferente de um planar espelho , que faz isso apenas se o espelho é exactamente perpendicular à frente da onda, tendo um ângulo de incidência de zero.
DIFUSORES
Um difusor é um dispositivo, geralmente uma superfície (por exemplo, um revestimento), que distribui o som incidente sobre o mesmo, no espaço e no tempo.
Existem basicamente dois tipos de superfícies difusivas:
- a. não otimizado Eles estão agrupados superfícies com formas aleatórias. Dentro da categoria "otimizado" as emissoras são (estritamente) "numérica" e "número - curva".Otimização que é referido na uniformidade e previsibilidade das dispersões de energia.
- o otimizada. Essas formas derivadas de sequências numéricas com espectros plana a frequências (MLS, resíduos quadráticos, etc.) Deve notar-se que o difusor tradicional chamado "policilíndrico" por não espalhando a energia acústica ao longo do tempo, é incluído na classificação de "não-optimizado ".
ACESSÓRIOS
A luz na fotografia é essencial, não só para que o processo aconteça, como também para criar climas, volumes e texturas. Na luz natural, o horário definirá a inclinação dos raios luminosos em relação ao objeto fotografado e dela resultará um determinado efeito. Com a iluminação artificial de um estúdio fotográfico, o efeito desejado dependerá do posicionamento das diversas fontes de luz e do equilíbrio entre elas.
Tochas eletrônicas (flashes).
Usos de filtros em fotografia
Filtros fotográficos podem ser
classificados pelos seus usos:
§ Transparente e Ultravioleta
§ Correção de Cor
§ Subtração de Cor
§ Aumento de Contraste
§ Infravermelho
§ Densidade Neutra
§ Polarizador
§ Efeitos Especiais, de vários tipos,
incluindo:
§ Gradientes
§ Suavização
§ Tonalidade Sépia
Finalidade dos filtros
A finalidade básica dos filtros
fotográficos é a de filtrar a luz adequando-a às características do filme ou sensor
de imagem. Algumas poucas situações exigem o filtro.
§ fotografia a altas altitudes (dois mil
metros ou mais);
§ fotografia à sombra tirada ao meio-dia;
§ fotografia à contra-luz com sol baixo;
§ presença de reflexos indesejáveis (na
superfície da água, de uma vitrine).
3.
A adição na Luz
A temperatura da cor
A definição de Temperatura de cor está baseada na
relação entre a temperatura de um material hipotético e estandardizada
conhecido por corpo negro radiador, e a distribuição de energia da sua luz
emitida à medida que a temperatura deste corpo negro é elevada do zero absoluto
até temperaturas cada vez mais elevadas.
Quando falamos em
luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim
a tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor
mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais
estimulante.
EXEMPLO:
Uma lâmpada de
temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem
tonalidade clara.
O ideal em uma
residência é variar entre 2.700 K e 5.000 K, conforme o ambiente a ser
iluminado. Já para trabalhos com edição de imagens deve se buscar uma
iluminação de 5.600 K (equivalente a luz natural), isentando-se assim do risco
de a iluminação influenciar o resultado final.
Em fotografia, balanço de cores
ou balanço do branco se refere aos ajustes que são efetuados pelo fotógrafo ou
pela câmara fotográfica para se obter imagens com fidelidade de cores próxima
àquelas que os objetos apresentam sob iluminação ideal. A percepção da visão humana faz com que enxerguemos um papel branco em sua cor
natural sob diferentes condições de iluminação.
A Luz Artificial
Designa toda e
qualquer fonte luz produzida pelo homem, como os refletores de luz contínua
empregados no cinema ou na televisão, os flashes eletrônicos utilizados pelos
fotógrafos ou até mesmo as prosaicas lâmpadas frias ou incandescentes que
iluminam os ambientes domésticos, de trabalho, ou de lazer, como residências,
escritórios, teatros ou estádios de futebol, por exemplo.
LINK.
LINK.
A Luz Natural.
Proveniente do sol, direta ou dispersa pelas nuvens, é muito utilizada
na tomada das imagens em vídeo. Entre os problemas que podem surgir na utilização
desta fonte de luz podemos contar os seguintes:
1.- Uma certa imprevisibilidade em quanto ao carácter
da luz solar. O céu com nuvens produzem uma luz difusa e dispersa enquanto o
sol ao meio dia produzirá uma luz dura e com fortes contrastes.
2.- Mudança rápida na temperatura de cor ao longo do
dia, o que origina reproduções cromáticas incorretas.
3.- A constante mudança da direção da luz que acaba
por afetar a situação das sombras n os objetos imóveis.
4.- A diferença da duração da luz diurna no inverno e
no verão.
5.- A distinta angulação do sol em relação à terra
segundo as estações do ano.
6.- A necessidade de recorrer à utilização de
superfícies pouco refletoras que ajudem a diminuir o contraste entre luzes e
sombras.
7.- Ter de recorrer a fontes de iluminação artificial para corrigir os
efeitos da luz natural ou para criar efeitos, provocando algumas
incompatibilidades que obrigam a utilização de filtros nos projetores de
iluminação.
LINK
RGB
RGB é a
abreviatura do sistema de cores aditivas formado por vermelho, verde e azul. O
propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos
eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners
e câmaras digitais, assim como na fotografia tradicional.
Representação Numérica
Uma cor no modelo de cores RGB pode ser descrita
pela indicação da quantidade de vermelho, verde e azul que contém. Cada uma
pode variar entre o mínimo (completamente escuro) e máximo (completamente
intenso).
Assim, o vermelho completamente intenso é representado por 255, 0, 0, e outras cores são representadas pelos seguintes:
§
Branco - RGB(255,255,255)
§
Azul - RGB(0,0,255)
§
Vermelho - RGB(255,0,0)
§
Verde - RGB(0,255,0)
§
Amarelo - RGB(255,255,0)
§
Magenta - RGB(255,0,255)
§
Ciano - RGB(0,255,255)
2. A Matéria e a Luz.
A Difusão da
Luz.
O conteúdo energético da luz é inversamente
proporcional ao comprimento de onda, de tal forma que a luz violeta de = 380 nm
é bem mais energética do que a luz vermelha de = 700 nm. Quando
isso acontece, as moléculas absorventes passam do estado fundamental (estado
energético mais baixo) para o estado excitado (estado energético mais alto). Contudo,
a duração do estado excitado normalmente é breve, e a molécula retorna ao
estado fundamental após aproximadamente 10-8 segundos.
LINK.
LINK.
A absorção da Luz.
A absorção da luz consiste na diminuição da energia de uma radiação,
neste caso a luz, na sua passagem através da matéria, isto é, uma acumulação na
matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas. A energia
cedida transforma-se noutras formas de energia, em geral, em energia
calorífica. Nalguns casos (fenómeno da fluorescência) os corpos irradiam, sob a
forma de radiação de maior comprimento de onda, parte da energia absorvida.
A absorção ocorre sempre. Quando a luz
atinge uma superfície parte da energia luminosa fica retida nela sendo
transformada em outro tipo de energia, como por exemplo:
Energia
eletrônica, Energia atômica, Energia molecular ou até mesmo corrente elétrica.
Quanto maior for o poder refletor ou refrator de uma superfície, menor será seu
poder absorvedor, mesmo assim, a absorção é inevitável.
LINK.
LINK.
A Reflexão da Luz.
Consiste no retorno da energia incidente em direção à
região de onde ela é oriunda, após entrar em contato com uma superfície refletora.
A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida
através de partículas.
A
reflexão difere da refração porque nesta segunda, ocorre alteração nas
características do meio por onde passa a onda.
Leis
da Reflexão
A reflexão pode ser explicada totalmente com base em apenas duas leis, de
cunho geral. Para enunciá-las, é preciso antes definir alguns conceitos:
§
A normal é a semi reta perpendicular
a superfície refletora.
§
Ângulo de incidência é o ângulo formado entre o feixe de luz que incide sobre o
objeto e a
normal.
§
Ângulo de reflexão é o ângulo que a direção de um feixe de luz refletida faz com a
normal.
Temos duas leis da reflexão expressas da seguinte maneira:
§
O raio incidente, a reta normal e o
raio refletido são complanares, ou seja
estão no mesmo plano.
§
O ângulo de incidência é igual ao
ângulo de reflexão.
LINK.
A refração da luz.
Refração, de um modo simplificado, é a passagem da luz por meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade da luz, mesmo que a direção permaneça a mesma (caso a luz incida perpendicularmente à superfície).
Refração, de um modo simplificado, é a passagem da luz por meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade da luz, mesmo que a direção permaneça a mesma (caso a luz incida perpendicularmente à superfície).
A primeira lei da Refração
O raio incidente, o raio refratado e a normal, no ponto
de incidência, estão contidos num mesmo plano.
A segunda lei da Refração
Os senos dos ângulos de incidência e refração são
diretamente proporcionais às velocidades da onda nos respetivos meios.
Imaginemos que a incidência da luz da luz é
perpendicular a uma superfície cristalina anisotrópica, isto é, o ângulo de
incidência i é igual a zero. Aqui os índices de refração que irão estar
associados a um raio de luz vão ser aqueles perpendiculares à direção pelo qual
se irão propagar.
Para uma normal incidência de um raio de luz
numa secção qualquer irão aparecer dois novos raios de luz que terão direções
paralelas. Estes dois novos raios estarão contidos nos
planos que as retas e as direções de propagação irão definir. As suas direções de propagação vão ser
aquelas que os raios definirem numa determinada situação.
Se o raio de luz estiver polarizado os raios
de incidência refratados dependerão da direção de polarização da luz.
1. A Luz e o seu comportamento físico.
A
Frequência da Luz.
A luz
é um movimento ondulatório que possui frequências muito altas (cerca
de 1014
hertz) e cada cor que compõe a luz branca possui uma frequência
diferente.
Numa
experiência podemos ver:
A cor de um feixe de luz monocromático não se
altera quando ela passa de um meio transparente para outro. O que ocorre é que
quando o feixe de luz passa de um meio para outro, tanto o comprimento de onda
quanto a velocidade tem os seus valores alterados, mas a frequência não se
altera e, portanto, permanece sempre a mesma. É por este motivo que se recomenda que um
feixe de luz seja caracterizado pela sua frequência e não por seu comprimento
de onda ou velocidade com que se propaga.
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A propagação da luz.
A luz se propaga em
linha reta e em todas as direções, em qualquer meio homogêneo e transparente.Chama-se raio luminoso a linha que indica a direção de propagação da luz.
A luz é
uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado
intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro
modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação
infravermelha e a radiação ultravioleta. As três grandezas físicas básicas da
luz são herdadas das grandezas de toda e qualquer onda eletromagnética:
intensidade (ou amplitude), frequência e polarização (ângulo de vibração). No
caso específico da luz, a intensidade se identifica com o brilho e a frequência
com a cor.
- Meio
transparente.
Um meio é dito transparente quando ele
permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele
pode ser percebido com detalhes, com nitidez. Por exemplo, papel celofane,
vidro, ar, etc.
- Meio
translúcido.
Um meio é dito translúcido quando a
propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios
intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de
meio ótico, o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do
meio.
- Meio
opaco.
É o meio ótico que não permite a propagação
da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, etc. Nesse tipo de meio o
observador não consegue enxergar o objeto através do meio.
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Energia Electromagnetismo.
O campo magnético é resultado do movimento de
cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético
pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A força eletromagnética tem a ver com praticamente
todos os fenômenos físicos que se encontram no cotidiano, com exceção da
gravidade. Isso porque as interações entre os átomos são regidas pelo
eletromagnetismo, já que são compostos por protões e eletrões, ou seja, por
cargas elétricas. Do mesmo modo as forças eletromagnéticas interferem nas
relações intermoleculares, ou seja, entre nós e quaisquer outros objetos. Assim
podem-se incluir fenômenos químicos e biológicos como consequência do electromagnetismo.
O
electromagnetismo clássico.
O cientista William
Gilbert propôs que a eletricidade e o magnetismo, apesar de ambos causarem
efeitos de atração e repulsão, seriam efeitos distintos. A teoria do electromagnetismo foi desenvolvida
por vários físicos durante o século XIX, culminando finalmente no trabalho de
James Clerk Maxwell, o qual unificou as pesquisas anteriores em uma única
teoria e descobriu a natureza eletromagnética da luz. No electromagnetismo clássico, o campo eletromagnético obedece a uma série de equações conhecidas
como equações de Maxwell, e a força eletromagnética pela Lei de Lorentz.
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