4. O software de tratamento de imagem
Exportação da imagem em diferentes formatos
A maioria dos formatos de imagens
digitais são precedidos por um cabeçalho que contém atributos (dimensões da
imagem, tipo de codificação, etc.), seguido dos dados da imagem em si. Um arquivo de imagem JPEG que é
originada por câmeras fotográficas digitais não é um arquivo de imagem na
acepção da palavra. A imagem contida no JPEG sofre compressão com perda de
dados, ou seja, a imagem original não é recuperável em 100%, o que não ocorre
com uma imagem bitmapeada.
O
arquivo JPEG acrescenta dados numa região de metadados com
informações sobre a data e hora da tomada da foto e, dependendo da câmera, até
mesmo sobre o local por onde foi obtida a fotografia. Acrescenta ainda as
características físicas da fotografia (sensibilidade ISO, velocidade de obturação, abertura do diafragma, etc).
Imagem JPEG com menor taxa de compressão.
A imagem
vetorial é criada
recorrendo a entidades de desenho como retas, pontos, curvas polígonos simples,
etc. A
imagem vetorial era originalmente dependente de equipamentos de desenho
controlados numericamente como um plotter de traçagem e, sendo dependente de
interpretação pelo dispositivo, a imagem de uma entidade como a linha necessita
de poucas informações para ser representada, como o tipo de linha, a sua cor,
sua espessura, o ponto de início, o ponto final.
Imagem de Rastreio
A imagem de rastreio, ou raster, é a representação em duas dimensões de uma imagem como um conjunto finito de pontos definidos por valores numéricos,
formando uma matriz matemática
ou malha de pontos, onde cada ponto é um pixel.
Definições e resolução de imagem de rastreio
A imagem de rastreio tem esse
problema ao se aumentar as dimensões da imagem, os pixels vão-se distribuir por
uma área maior, logo tornando a imagem mais indefinida. E claro que iremos ter
de guardar cada pixel.
A qualidade de uma imagem digital
se dará sobre dois aspectos, a quantidade de pixel por polegada (resolução da
imagem), e o número de pixels na horizontal e na vertical (tamanho da imagem em
centímetros).
Uma imagem
digital é a representação de
uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir
seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento
por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio (raster) e outra do tipo vetorial. Tipicamente, as imagens raster
são imagens fotográficas, e as imagens vetoriais são desenhos técnicos de
engenharia. Os quadrinhos ilustrados se assemelham em qualidade a imagens
raster, mas são impressos em plotters que passaram a imprimir à maneira das
impressoras comuns por jato de tinta.
Megapixel (ou Megapíxel)
designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para
determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem.
Dimensão/Resolução
PIXEL
Pixel ou Píxel (sendo o
plural píxeis)
(aglutinação de Picture e Element,
ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num
dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual
é possivel atribuir-se uma cor. De uma
forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem
digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem
inteira.
Num monitor colorido cada Pixel é composto por um
conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul.
Definições técnicas
Um pixel (pixel) é geralmente considerado como o menor
componente de uma imagem digital. A definição de píxel é altamente dependente
do contexto a qual a palavra está inserida. Por exemplo, pode ser "píxeis
imprimíveis" de uma folha ou página, píxeis transportados por sinais
eletrônicos, representado por valores digitais, pixeis em dispositivos de
exibição como monitores ou píxeis presentes nos elementos fotossensores de uma
câmera digital.
Quanto mais pixels utilizados para representar uma
imagem, mais se aproxima de parecer com o objeto original.
Sistema eletrônico de fotocomposição multilíngue
Sistema eletrônico de fotocomposição multilíngue (Multilanguage
Electronic Phototypesetting System - MEPS) é um software. Conjugada ao desenvolvimento do software havia
uma grande operação de digitalização de fontes. Isso exigiu estudo intensivo
das características distintivas de cada língua.
Métodos de processamento
Algumas
décadas atrás o processamento de imagem era feito maioritariamente de forma
analógica, através de dispositivos ópticos. Apesar disso, devido ao grande aumento
de velocidades dos computadores, tais
técnicas foram gradualmente substituídas por métodos digitais.
Processamento de imagem
Processamento
de imagem é qualquer
forma de processamento de dados no qual a entrada e saída são imagens tais como fotografias ou
quadros de vídeo. Ao contrário do tratamento de imagens, que preocupa-se
somente na manipulação de figuras para sua representação final, o processamento
de imagens é um estágio para novos processamentos de dados tais como
aprendizagem de máquina ou reconhecimento de padrões. A maioria das técnicas
envolve o tratamento da imagem como um sinal bi-dimensional, no qual são
aplicados padrões de processamento de sinal.
O termo resolução é frequentemente usado como uma contagem de pixels em
imagens digitais, ainda que os padrões norte-americanos, japoneses e
internacionais especifiquem que isso não deve ser usado, ao menos no campo das câmeras digitais.
Abaixo está uma ilustração de
como a mesma imagem pode aparecer em diferentes resoluções de pixels, se os
pixels forem pobremente renderizados como quadrados. Normalmente, uma
reconstrução suave da imagem a partir dos pixels seria preferível, mas para
efeito didático, os quadrados ilustram melhor a situação.
Resolução de Imagem
A resolução de imagem pode ser medida de várias
formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar
umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas. As unidades de
resolução podem ligadas a tamanhos físicos (por exemplo, linhas por milímetro, linhas por polegada etc.)
ou ao tamanho total de uma figura (linhas por altura da imagem, também
conhecidas simplesmente por linhas ou linhas de televisão).
Editores
gráficos ou editores de imagens são programas que tem
como objetivo facilitar a alteração e criação de imagens digitais. Existem três
tipos de editores para cada necessidade. São eles:
- Raster - programas que geram pinturas digitais, ilustrações, editam ou
retocam fotografias. Dentre os mais populares estão: GIMP, Adobe
PhotoShop, Corel
PhotoPaint,PhotoScape, Pixia, Paint.NET, ArtRage;
- Vetoriais - programas que criam ilustrações por meio de cálculos matemáticos
(vetores) e que podem ser livremente modificados, tendo como base objetos e
curvas, a estes podem ser aplicadas cores de contorno e preenchimento de acordo
com o programa. Dentre os mais populares estão: Inkscape, Corel
Draw, Adobe
Illustrator, Sodipodi, Macromedia Freehand;
- Tridimensionais - programas que manipulam imagens em três dimensões como sólidos
simples (cubos, esferas, cilíndros, prismas, pirâmides, etc) são usados em
diversas áreas técnicas, bem como na criação de comerciais e efeitos especiais
em filmes. Dentre os mais populares estão: SketchUp, 3ds Max, Blender, Cinema
4D, Maya, Autodesk Softimage.
Estes
programas também possuem geralmente um vasto leque de filtros para exportação
de arquivos. Alguns deles são BMP, JPG, GIF, TIFF, TGA, XPM, SVG, PostScript.
3. A câmara fotográfica digital
Tipos de Cartão de Memória
Cartão de
memória ou cartão de memória flash é um dispositivo de armazenamento de dados com memória
flash utilizado
em videogames, câmeras digitais, telefones
celulares, palms/PDAs, MP3 players, computadores e outros aparelhos eletrônicos. Podem ser regravados várias vezes,
não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, são portáteis
e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros
dispositivos baseados em peças móveis.
Transferência de dados das máquinas
F.T.P significa File
Transfer Protocol, ou seja, (Protocolo
de Transferência de Arquivos), é uma forma bastante rápida e versátil de transferir
arquivos/ficheiros, sendo uma das mais usadas na Internet. A transferência de dados em redes de computadores envolve
normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos
(com a mesma interface usada nos arquivos locais). Para transferir arquivos, é um protocolo genérico
independente de hardware e do sistema operacional e
transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e
propriedades dos mesmos.
Profundidade de cores dos sensores de imagem
A maioria das câmeras digitais compactas gravam fotos em formato JPEG e se limitam a apresentar cores com oito bits de profundidade por cada um dos três canais RGB.
Câmeras profissionais captam cores de um espaço de cor mais amplo e em profundidade de cores de 12 ou 14 bits por canal.
Performance dos sensores de imagem
Há vários
parâmetros que são usados para avaliar a performance de um sensor de imagem,
sendo os mais usuais a faixa dinâmica, a relação sinal-ruído e a sensibilidade
à luz.
A
tecnologia CMOS vem sendo beneficiada pela crescente miniaturização dos chips oferecendo vantagem do processamento rápido,
ao passo que o CCD, tendo maior densidade dephotosites, oferece maior resolução de imagem.
Resolução de Sensores
Uma dos
aspectos mais observados nas câmeras digitais é a sua capacidade de definição.
Quanto maior o número de píxels no seu sensor de imagem, maior a definição da
imagem produzida. A distribuição horizontal e vertical desses píxels geralmente
é a mesma, tendo como constante o dpi (dots per inch) que é a medida de
sua resolução ou de sua capacidade resolutiva. Uma
resolução padronizada para saída de imagens em formato JPEG. A resolução de filmes é
especificada pelo número de linhas por polegada ou por milímetro que o filme
pode distinguir.
Os grãos de prata dos filmes são distribuídos aleatoriamente
na película, e os pixels são dispostos de forma padronizada na superfície dos
sensores de imagem.
- A
resolução dos sensores digitais coloridos é especificada pelo total de pixels e
sensores digitais preto-e-branco pela quantidade de elementos fotossensíveis.
Formato dos sensores
Os
sensores de imagem estão presentes já há um certo tempo em estúdios
fotográficos substituindo os filmes convencionais. Os sensores de imagem, na
foma de backs digitais,
podem ser montados em corpos de câmeras de estúdio e em câmeras de médio
formato.
- Passando
pelas câmeras de médio formato, os sensores digitais assumem formatos de filmes
120 (60 x 45 mm).
- Em 2008, sensores de formato full-frame que
apresentam quadro de 24 x 36 equipam câmeras de categoria profissional
integrando mais de dez milhões de pixels.
Imagens a
cores podem ser obtidas com câmeras monocromáticas de sensor único aplicando
filtros tricrômicos à objetiva desde que os mesmos filtros sejam aplicados na
projeção de cada uma das fotografias.
As imagens monocromáticas quando
superpostas representarão a imagem a cores.
A resolução e sensibilidade dos sensores
Sensores
de imagens não são sensíveis apenas à luz visível, são sensíveis também a raios ultravioletas e infravermelhos. Esta característica é
controlada tendo por paradigma a sensibilidade espectral de um observador
humano padrão. Os
sensores CCD são mais sensíveis ao infravermelho que os sensores CMOS. Essa
característica dos sensores CCD é aproveitada por algumas câmeras que
possibilitam escamotear o filtro IV para tomada de fotos infravermelhas.
Um sensor de imagem digital, agindo como a retina dos
olhos, capta a luminosidade das imagens que são projetadas sobre ele
continuamente e dá início ao processo de captura de uma instância ou de uma
sequência de instâncias da imagem consecutivamente.
Dispositivo
de Carga Acoplada ou CCD (charge-coupled device) é um sensor para
captação de imagens formado por um circuito integrado que contém
uma matriz de capacitores acoplados. Sob o controle de um circuito externo, cada capacitor
pode transferir sua carga elétrica para um outro capacitor vizinho.
Os CCDs são
usados em fotografia digital, imagens de satélites,
equipamentos médico-hospitalares (como por exemplo os endoscópios), e na astronomia (particularmente em fotometria, óptica e espectroscopia UV e
técnicas de alta velocidade).
A
capacidade de resolução ou detalhe da imagem depende do número de células
fotoelétricas do CCD. Expressa-se este número em pixels. Quanto maior o número de pixels, maior
a resolução da imagem. Atualmente as câmeras fotográficas digitais incorporam
CCDs com capacidades de até 160 milhões de pixels.
Fotografia Digital
Fotografia
digital é a
fotografia tirada com uma câmera digital ou
determinados modelos de telemóvel, resultando em um arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou CD-ROM.
Em 10
anos, as câmeras digitais se tornaram produtos de consumo, e
estão, de modo irreversível, substituindo gradualmente suas equivalentes
tradicionais em muitas aplicações, pois o preço dos componentes eletrônicos cai
e a qualidade da imagem melhora.
A Kodak
anunciou em janeiro de 2004 o fim da produção da câmeras reutilizáveis de
35 milímetros após o término daquele ano. Entretanto, a fotografia
"líquida" irá perdurar, pois os amadores dedicados e artistas
qualificados preservam o uso de materiais e técnicas tradicionais.
Funcionamento
2. A câmara fotográfica analógica
O exposímetro é um fotômetro para
uso em fotografia e em cinema que indica o valor de exposição (EV)
adequado para uma dada sensibilidade de filme medindo a luz do ambiente que envolve os objetos a fotografar ou a luz refletida
pelos objectos iluminados. No sistema
de medição da luz ambiente o exposímetro usa um domo que capta a luz
proveniente de todas as direções e corrige o nível de luz para usar a mesma
escala utilizada no sistema de medição de luz reflectida. Já no sistema de
medição de luz reflectida, o fotodetector é atingido diretamente pela luz, mas pode receber acessórios para
medição de luz em ângulo mais aberto que o normal (wide) ou mais fechado
(spot).
O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura
de um sistema óptico. É composto
por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da
objectiva, e que permitem a regularem da intensidade de luz/iluminada que ira
sair na material foto-sensível.
O
obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de
exposição do filme (ou do sensor das câmaras digitais) à luzem uma câmara
fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmara da luz, e quando accionado
o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica
embutido no interior do corpo da câmara após o diafragma. A velocidade do
obturador é um dos factores utilizados para alterar o resultado final de uma
fotografia pelo fotógrafo.
As velocidades do obturador são subdivididas em baixa (de 1 até 30), média (de 60 até 250) e alta (de 500 até 8.000). A relação entre obturador e Sensibilidade ISO é a seguinte:
> Filmes de alto ISO, necessitam de menos luz, logo maior é a velocidade do obturador.
> Filmes de baixo ISO, necessitam de mais luz, logo menor é a velocidade do obturador.
Uma
objectiva (também conhecida como lente fotográfica, lente de câmara ou objectiva
fotográfica) é uma lente óptica ou conjunto de lentes usada em conjunto com um
corpo de câmara e um mecanismo para reproduzir imagens num filme fotográfico. Embora,
uma lente convexa simples seja suficiente, na prática uma lente composta
constituída por um número de elementos de lente óptica é necessária para
corrigir (sempre que possível) as muitas imperfeições ópticas que possam surgir.
As
primeiras imagens permanentes produzidas por Daguerre e Fox Talbot em 1830
foram quase certamente feitas utilizando uma lente convexa dupla simples a qual
era de uso comum na época em Câmaras escuras. Como a fotografia foi se
desenvolvendo, as lentes simples foram substituídas por pares acromáticos
tirados de objectivas de telescópios. Em 1840 Chevalier, um óptico parisiense,
e Wollaston na Grã-Bretanha desenvolveram os meniscos acromáticos. Contudo em
1841 a Voigtländer e o professor Petzval de Viena desenvolveu e vendeu
comercialmente a primeira lente de retrato que compreendia um dístico plano-convexo
cimentado separado por um diafragma fixo de um dístico no fundo. Modificações
deste design rapidamente
entraram em produção por Dallmeyer e Grubb. Em 1885,
as lentes que possuíam um dístico intermediário em vez de um diafragma foram
introduzidas e se tornaram o modelo de Dallmeyer que teve a inspiração para
muitas lentes desde então.
A câmara fotográfica – Tipos de
corpos
Existem seis tipos de
corpos de máquinas, como as que passo a citar:
• Câmaras reflex;
• Câmaras compactas;
• Câmaras de visor;
• Câmaras fotográficas
de grande formato;
O que é uma câmara
reflex?
As câmaras reflex são
câmaras que permitem ver no visor precisamente o objectivo a que nos queremos
referir ou fotografar, permite também a usar variadas objectivas e dá-nos a
exercer a regulação manual dos parâmetros de exposição. As suas
características são relativamente boas, como por exemplo, têm ótimas aberturas
máximas, e uma excelente qualidade óptica de pixeis.
As Câmaras compactas
são bastantes simples, têm funções automáticas, basta só fixar no sítio que
queremos e premir o botão que a foto já está tirada sem preocupações.
O que são as câmaras
de visor?
As câmaras de visor
são câmaras, com um nível de criatividade bastante elevado, controlo maior do
processo fotográfico, tem uma óptica dupla (no visor) por causa destas duas
lentes o processo de focagem é bastante diferente pois a imagem real não é
iguais á que vemos na máquina. A este processo podemos dar o nome de Paralaxe.
O que são câmaras
fotográficas de grande formato?
As câmaras
fotográficas de grande formato, incluem o uso de chapas de material
fotossensível (material sensível á luz).
1. Câmera Escura, Câmara Pinhole e Imagem estenopeica (invertida)
Princípio de uma câmara
fotográfica de pinhole, que consiste, que os raios de luzes de um objecto
passam por um pequeno buraco para formar uma imagem. Câmara estenopeica ou
câmara pinhole é uma máquina sem lente, este tipo de fotografia é uma prática económica
e simples pois utiliza uma qualquer caixa em que a luz não penetre. A
existência de um pequeno furo, que permita designar este tipo de fotografia.
Consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura, de
um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, sofrendo um
movimento de inversão. A imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao
contrário, produz uma imagem razoável e nítida, essa imagem pode ser projectada
numa tela translúcida para visualizar em tempo-real ou pode expor em filme ou
um dispositivo de carga acoplado (CCD).
As câmaras CCD’s são por vezes utilizadas em serviços de vigilância devido ao
seu pequeno tamanho.
Define-se como câmara estenopeica, aquela que não possuindo nenhum elemento óptico, permite que se forme uma imagem num plano colocado no trajecto interceptado por um orifício (estenopo), orifício que substitui dessa forma o sistema óptico a que estamos habituados e que correntemente designamos de objectivas. Pensar-se que a objectiva é essencial para a formação da imagem é um erro. Pela técnica da Fotografia estenopeica é possível realizar imagens que correspondem a um regresso aos inícios da fotografia e em que o espirito criativo será propiciador de resultados deveras interessantes.
Define-se como câmara estenopeica, aquela que não possuindo nenhum elemento óptico, permite que se forme uma imagem num plano colocado no trajecto interceptado por um orifício (estenopo), orifício que substitui dessa forma o sistema óptico a que estamos habituados e que correntemente designamos de objectivas. Pensar-se que a objectiva é essencial para a formação da imagem é um erro. Pela técnica da Fotografia estenopeica é possível realizar imagens que correspondem a um regresso aos inícios da fotografia e em que o espirito criativo será propiciador de resultados deveras interessantes.
Câmera Escura
Fotografia tirada a partir de uma Câmera pinhole.
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